Dar ou não de mamar é uma decisão muito pessoal que tem de ser respeitada.
Como dei de mamar só tenho a minha experiência como referência. Lembro-me de, no início, ter imensa vergonha de o fazer em público. Tinha um avental de amamentação que não era assim tão prático quanto isso, pois os primeiros meses de vida da Madalena apanharam a Primavera e o Verão, e assávamos as duas com aquilo.
Chegou a uma altura em que já não era para mim nem para ela, e aí deixei de o usar. Nunca tentei a técnica da fralda por cima porque a Madalena a iria atirar ao chão, por isso optei por escolher sempre roupas que permitissem fácil acesso e fazê-lo da forma mais natural possível.
Verdade seja dita, até agora não me lembro de ter tido grandes problemas quando a amamento, acho também aue a naturalidade com que o faço acaba por tornar o ritual tão discreto que as pessoas não reparam. Depois, honestamente, estou mais preocupada em olhar para a minha filha do que propriamente a ver se as pessoas ficam ou não chocadas.
Mas nem todas as mães têm a mesma experiência. Muitas levam com comentários depreciativos e jocosos pelo simples facto de estarem a alimentar um filho. Como é que isto é possível?
Infelizmente a desinformação que existe em relação à amamentação não ajuda.
Eu cheguei a ouvir comentários de médicos da área em como era um absurdo amamentar uma criança para lá dos 3/4 meses, que o suplemento era mais que suficiente. Tendo em conta que a OMS recomenda a amamentação em exclusivo até aos 6 meses e depois até aos 2 anos, deixando que o desmame seja um processo natural, é quase criminoso que médicos desinformem mães que querem realmente amamentar.
Agora que a Madalena tem 1 ano e 5 meses continuo a ouvir os comentários do costume : "Ela ainda mama?? Vai mamar até quando?!"
Geralmente respondo sempre o mesmo:
"Acho que antes de ir para a faculdade ela para, caso contrário vou com ela, ainda aprendo alguma coisa" e rio.
Pessoas: amamentar não é um acto de exibicionismo. Ninguém o faz para mostrar a mama ao marido da outra numa tentativa de o aliciar.
Amamentar é alimentar, é cuidar, é acarinhar e uma mãe que o faz fá-lo sempre com isto em mente. Quem vê mais do que isto é que está mal.
Sem comentários:
Enviar um comentário