sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Para ti, que deixas o filho na escola pela primeira vez

Contaste os meses, semanas, dias e horas até este momento. Ao longe parecia uma miragem e que terias todo o tempo do mundo para te preparar. Agora que o momento está prestes a chegar já não te sentes tão confiante quanto isso.
Não interessa a idade do filho, se tem 5 meses ou 2 anos. Custa sempre.
Até este ponto acompanhámos todos os momentos. Estivemos lá para cada etapa, cada conquista, cada birra e sorriso. Vimos a primeira gargalhada e rimo-nos de novas patetices aprendidas.

E agora? Agora eles vão ficar longe. Fora de casa e do colo da Mãe, e não é fácil.
Pensamos sempre que vão ter saudades nossas. Que nenhuma educadora pode dar o carinho e atenção que eles merecem e ficamos tristes por isso. Pensamos no que vamos perder. "E se não estiver lá quando der os primeiros passos?"; "Será que vai dizer lá a primeira palavra?".

A cabeça não para. Pensamos em mil cenários. As doenças! Vão ficar doentes, coisa que até agora não aconteceu. A alimentação. Será que vão comer o que enviamos ou vão dar coisas que não queremos?

Eu lembro-me como se fosse hoje do primeiro dia que deixei a Madalena na escola. Chorei imenso, mas imenso mesmo. Estava na minha última semana de licença de maternidade e fizemos a semana de adaptação. O momento em que passei a minha filha para a mão da educadora foi como se me tivessem arrancado um órgão sem o qual não sabia viver. Foi horrível. Fui o caminho todo até ao carro a soluçar, agarrada ao meu marido enquanto ele me dizia que uma hora depois já lá estaríamos para a ir buscar e que tudo iria correr bem. E correu. Quando voltámos ela estava bem. Pediu logo para vir para o colo e eu aí chorei mais um bocado.

A semana continuou e não vou mentir, custou-me muito. Ainda hoje, a dias de ela começar o terceiro ano na escola, sinto um nervoso miudinho com a aproximação da data. Sei que ela fica bem, até porque já tem os amigos na escola e uma equipa de educadora e auxiliar incríveis que me dão muita tranquilidade.


Se vai custar? Vai. Não queria estar na pele das Mães a dias de deixar os filhos pela primeira vez na escola, porque sei que por mais que ouçam de 350 mil pessoas que eles ficam bem, sentimo-nos sempre a abandoná-los, e que sensação horrível esta é.

Mas vou repetir o que já ouviram: eles ficam bem. É o que se chama um mal necessário. Há que trabalhar e na escola as funcionárias são profissionais. Estudaram para isto, já o fazem há algum tempo e, apesar de nunca ser igual a ficar em casa, eles ficam bem.

Por isso força. Coragem. Bebam um copo, comam um chocolate.
Garanto-vos que melhora com o tempo.
E eles vão ficar bem <3




1 comentário:

  1. Obrigada! Já estou para aqui a chorar feita tonta. O meu bebé tem 13 meses e até então temos conseguido dar conta do recado. Passa as manhãs entre avós e bisavós e todas as tardes comigo. Mas desde quinta-feira passada que uma das avós deixou de estar disponível (acabou a baixa) e então o Artur vai para uma ama. Tenho o coração apertado apertado e é mesmo como dizes parece que o estou a abandonar. Porque será mais benéfico para ele dormir lá a sestinha e assim só o irei buscar às 16:30! Vai custar muito. Nem com as avós o deixo tanto tempo. Porque é mesmo isso que sinto, que o abandono com alguém. Sinto que lhe falho. Enfim. Coisas de mãe. Espero que passe. Obrigada pelo texto. Um beijinho e um bom regresso às aulas.

    ResponderEliminar