quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Noites

Nestas últimas duas semanas a Madalena tem dormido muito mal.
Não se iludam, ela está longe de dormir uma noite inteira, mas já estava a acordar só 2/3 vezes por noite (o que para ela já era extraordinário), mamava e apagava imediatamente. 

Agora está a acordar praticamente de hora a hora. Tento colocar-lhe a chucha e ela grita. Assim que vem para o colo acalma. De início ainda pensei que pudesse ser algum pico de crescimento/desenvolvimento (já falarei nisso noutro post) mas a idade acaba por não bater certo (embora as datas não sejam ciência absoluta). Depois pensei que se calhar eram os dentes, já que está numa fase em que se baba profusamente. No Carnaval ela passou uns dias em casa connosco e comecei a pensar que se calhar eram mesmo saudades de passar o dia todo em casa.

Depois parei de pensar e decidi só agir. Seja qual for a causa, está visto que ela precisa de consolo e eu lá estou para o dar. Confesso que às vezes, a meio da noite e já tendo acordado umas 10 vezes, me sinto cansada e frustrada. Tanto bebé que aos 6 meses (e até antes) dormem noites inteiras e sossegadas e eu aqui nesta loucura. Mas passa. Assim que ela vem para o colo e se agarra a mim feita lapa e adormece esqueço tudo.
Daqui a não muito tempo ela já não vai querer nem precisar do meu colo e aí sei que vou ter saudades destes momentos.

Há muita gente que acha que este método é mau e que lhes pode dar "manhas". Eu não acredito nisso. Sinto que se eles precisam de nós temos de nos mostrar disponíveis. Se custa? Custa imenso. Se me sinto mal por o fazer? Não. Sentir-me-ía muito pior se a deixasse chorar até à exaustão, como é preconizado em alguns métodos de "treino de sono".

Noutro dia deparei-me com este vídeo (https://m.youtube.com/watch?time_continue=2&v=i6_t100Nj2Y) a demonstrar duas dessas técnicas e confesso que me fartei de chorar a vê-lo.

Depois disto fiquei ainda mais convicta no que estou a fazer e vou continuar. 

Resta-me esperar que esta fase passe e continuar a apostar numa boa base e anti-olheiras...

4 comentários:

  1. ola a minha tem 13 meses e os últimos 12 não têm sido fáceis no que respeita ao dormir...entretanto como ela também acordava várias vezes a noite, só se calava ao colo e já andávamos de rastos porque no dia a seguir trabalhamos os 2, decidimos comprar o livro "10 dias para ensinar o seu filho a dormir" da Filipa Fernandes apenas por indicação de uma amiga. Nunca tinha ouvido falar deste livro. A verdade é que lemos o livro apenas numas horas ao jantar e em 3 dias começamos a ver resultados. O método não é nada agressivo, muito pelo contrário explica muita coisa sobre a rotina e o sono dos bebés. Posso dizer que tenho tido muitas noites tranquilas desde então. Nem acreditei quando começou a dormir muito melhor. Claro que existem noites onde isso não acontece o que é super normal. Temos um bebé não um robot. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A Andreia deu uma excelente dica. Também comprei o livro. São mãe de gémeas, de 6 meses, e como tal acordar a meia da noite a dobrar não é solução. Desde que comprei o livro comecei a poder jantar com o marido e a ver uma série antes de ir para a cama. Acordo, geralmente, uma vez por noite para dar o biberão a uma das pequenas e é só. Como a Andreia, também não achei nada agressivo e ao fim de uns dias estava a ter resultados excelentes. Quanto mais pequeninos são, mais fácil se torna, por isso, vale a pena experimentar já :)

    ResponderEliminar
  3. Olá colega Vet e mãe!! Também recomendou o livro, o método, e tem ensinamentos para depois a transição da cama de grades para a cama sem grades. Funciona mesmo. Eu ainda faço noites no meu trabalho e não estava a aguentar tantas horas sem dormir. O livro explica como funciona o sono do bebê e como é essencial que o bebé apesar de acordar consiga voltar a adormecer sozinho e que tenha um sono tranquilo e de várias horas ,pois é durante o sono que cresce e descansa.li outros livros muito conhecidos, mas este efectivamente funciona!!!exige dedicação e cumprir as regras, mas isso não custa nada em comparação com noites a acordar 10 vezes.
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Olá colega Vet e mãe!! Também recomendou o livro, o método, e tem ensinamentos para depois a transição da cama de grades para a cama sem grades. Funciona mesmo. Eu ainda faço noites no meu trabalho e não estava a aguentar tantas horas sem dormir. O livro explica como funciona o sono do bebê e como é essencial que o bebé apesar de acordar consiga voltar a adormecer sozinho e que tenha um sono tranquilo e de várias horas ,pois é durante o sono que cresce e descansa.li outros livros muito conhecidos, mas este efectivamente funciona!!!exige dedicação e cumprir as regras, mas isso não custa nada em comparação com noites a acordar 10 vezes.
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar