terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Virei Mãe

Sabem aquelas mulheres que desde que se lembram de existir quiseram ser mães? Que passaram a infância a brincar com bonecas e na adolescência já tinham nomes escolhidos para os filhos? As que quando uma criança aparece se desfazem em "cutchi cutchis" e não têm olhos para mais nada?

Pois eu era o oposto.
Naturalmente que ser mãe estava nos meus planos de vida, mas nunca foi uma obsessão.
Achava uma graça relativa a crianças, mas nunca em períodos superiores a 2/3 minutos pois a minha paciência não dava para mais.

Imaginem qual o meu espanto quando, depois de saber que estava grávida, comecei a ver as crianças com outros olhos. Mais estranho ainda foi o facto de essas mesmas crianças, que nunca foram à bola comigo, me começaram a achar graça.

Logo ai percebi que isto da maternidade nos muda. Mas nada me preparou para o que aí vinha. Para o dia em que virei Mãe.

Seria de esperar que eu virasse Mãe no momento em que a Madalena nasceu, mas não foi aí. 
Talvez o facto de ela ter nascido por cesariana e o contacto no pós parto imediato ter sido curto não o tenha proporcionado.

O momento em que me caiu tudo foi quando a Madalena sufocou, 12 horas depois de nascer. Quando vi a enfermeira sair do quarto a correr com ela ao colo e pensei, por um instante, que lhe poderia acontecer alguma coisa
Senti que me estavam a arrancar uma parte do corpo sem a qual seria impossível viver e, aí sim, virei Mãe.

Olho para a Madalena com um misto incrível de amor e felicidade. Penso todos os dias na sorte que tenho em tê-la como minha filha e tento com todas as minhas forças que ela se sinta importante, desejada, acompanhada e acima de tudo muito amada.

É incrível este amor de Mãe, que torna secundárias todas as nossas necessidades em prol das necessidades deles de uma forma tão natural e óbvia, porque só assim faz sentido.
Este amor que nos faz chorar de alegria com um abraço apertado ou um beijinho sentido, ou rir perdidamente depois de um disparate que se calhar nem tem assim tanta graça, mas para nós é a coisa mais engraçada no Mundo.

Virei Mãe por tua causa, Madalena, e sou tão mais feliz desde aí.

Obrigada minha filha.

Sem comentários:

Enviar um comentário