quarta-feira, 26 de julho de 2017

Para ti, Mãe que não dorme

Só quem tem filhos que não dormem consegue perceber o quão desesperante e desgastante isto é.
Não, não estou a falar das Mães que têm filhos que só dormem bem aos 3/4 meses. Estou a falar das Mães que, como eu, sobreviveram a noites com 2/3/4 horas de sono (nunca seguidas) durante anos.

É fácil reconhecer estas Mães. São aquelas que, assim que conhecem outra Mãe perguntam se o filho dorme bem. 
São Mães exaustas, sem memória, a funcionar em piloto automático e sempre a agarrarem-se às teorias que aparecem.

Lembro-me de viver por etapas:

"Isto melhora aos 6 meses, vais ver!"

"Não foi aos 6 meses? É ao ano de idade, de certeza que vai começar a dormir aí"

"Ao ano e meio é que é! Só pode ser!"

"Aos dois anos costuma melhorar!"


Ao ano e meio de idade a Madalena acordava de hora a hora. De HORA A HORA. Na altura ela dormia no quarto dela e à 3a/4a vez que acordava trazia-a para a nossa cama. Estava-me pouco lixando para as teorias do "Não a podes por a dormir contigo que só piora!!". Eu só queria descansar. 

Chorei muito. Muito mesmo. Durante a noite quando já tinha acordado 10 vezes e ainda nem eram 4 da manhã. À noite quando a ia adormecer e ela demorava uma hora no processo. De manhã, quando ela acordava e eu me sentia como se tivesse sido atropelada por um camião, exausta.

Procurámos ajuda. Ouvimos MUITAS opiniões não solicitadas. Percebemos que ela é mesmo assim. Até na escola, onde normalmente dormem bem é das últimas a adormecer e passa algumas sestas acordada.

Para nós o ponto de viragem foram os 2 anos. Se dorme noites inteiras? De vez em quanto sim. Mas o simples facto de só acordar uma ou duas vezes por noite melhorou substancialmente a minha qualidade de vida.

Ainda tenho muitas horas de sono (e sanidade mental) para recuperar, mas queria partilhar a minha experiência para as Mães que ainda estão a passar por isto.

Vai melhorar. Pode demorar um ano, dois anos, três. Mas vai melhorar. Eles vão dormir melhor e nós vamos voltar a ser pessoas normais.

Entretanto falem, peçam ajuda, desabafem com as amigas. E não desesperem. Vai correr tudo bem. 

1 comentário:

  1. irentifico me totalmente com as suas palavras. 2 anos e 4 meses e conto pelos dedos as noites que consegui dormir( dormir para mim e e quando ela acorda apenas 1 ou 2x) Continuam a ser muito difíceis as noites, super agitada durante o sono, acorda imensas vezes e difícil de adormecer. Sinto me exausta, já tentei de tudo! Acho que tenho de aceitar que ela é assim...mas tenho muito medo que isto lhe traga consequências para o seu desenvolvimento.

    ResponderEliminar