sábado, 29 de julho de 2017

Querida pessoa (que não conheço de lado nenhum) :


Eu percebo. A minha filha é fofinha. Todos os bebés o são. Sorri, é simpática, bem disposta, um amor. Quer meter conversa com ela. Eu compreendo. O que eu não compreendo é a necessidade que tem de lhe mexer, quando não a conhece de lado nenhum. Juro que não entendo. A minha filha é uma pessoa e não um acessório. Tem direito ao seu espaço, à sua intimidade, e não tem de ser mexida por estranhos só por ser pequena. 
Pior que isto é ver a sua cara de espanto ou irritação quando eu peço para não lhe tocar. Parece que estou a dizer que tem sarna. Não querer que mexa na minha filha não é duvidar da sua higiene ou carácter, é apenas a minha forma de pedir que respeite o seu espaço. 
Já pensou que, se calhar, é a 5a ou 10a pessoa neste dia que tenho de afastar? Imagine o que seria estar a passear e ter, a cada dois minutos, pessoas que não conhece de lado nenhum a esticar a mão para lhe tocar. Não tinha lógica nenhuma pois não? Quanto é que isto passa a ser normal quando falamos de uma criança?  

Próxima vez que vir um bebé que não conhece de lado nenhum pense duas vezes antes de esticar a mão. Sorria. Mãe e filho agradecem. 



2 comentários:

  1. é uma "guerra" que combato há 7 anos, 1° com o meu filho mais velho e agora com o mais novo de 4 meses e meio. Claro esta que entramos outra vez na mesma saga de:" por favor não lhe toque" ou " não lhe meza nas mãos"ou " ele está a dormir nao lhe toque para não acordar" e ainda têm o descaramento de responder que sou uma mal educada ou que os bebés acabam por ter de se habituar... isto para dizer que concordo 300% com este post e que as pessoas se não andam a meter as mãos na cara dos umas das outras também não o devem fazer com as crianças, que têm o mesmo direito ao seu espaço vita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tão verdade!!!!! Agora com o quinto filho já é a mais velha (com 10 anos) que "enxota" as indesejadas mãos alheias. E ela ainda criança tem tanto jeito a fazer aquela cara de "enojada" que nós mãestemos algum pudor em mostrar a estranhos. Lol

    ResponderEliminar