sábado, 19 de dezembro de 2015

Era uma vez no Fórum Sintra #1

Eu não sou frequentadora assídua do fórum Sintra. Acabo por ir lá parar em situações específicas, seja por estar a passar perto para almoçar ou quando quero ir a alguma loja que só encontro ali.

Desde que a Madalena nasceu, a minha percepção deste centro comercial mudou, e tudo devido a uma zona específica: os elevadores.

Diz a lenda que os elevadores são exclusivos para pessoas com mobilidade condicionada ou para quem leve bebés e proibidos a quem leve carrinhos do supermercado.
Porquê a lenda? Porque a realidade é uma coisa completamente diferente.

Não há dia em que leve a Madalena de carrinho e não saia de lá com uma história para contar. Já estou num ponto em que começo a perguntar quando será o dia em que apareço nas notícias por agressão qualificada.

Hoje não foi excepção. Fui logo às 10 da manhã para evitar a confusão e a coisa até correu bem. Arranjei lugar perto da porta dos elevadores e esperei menos de 1 minuto pelo dito. Fiz as minhas compras e uma delas, devido ao volume, ficou na loja para ir levantar antes de sair.
Obviamente que fui para o carro e esqueci-me completamente de a levantar.
Dirigi-me aos elevadores para ir para o parque e tinha do meu lado, também à espera de elevador, duas raparigas nos seus 20 anos e uma pessoa com um carrinho de supermercado.
As portas abrem-se e já lá vinham duas pessoas de 30 e tal anos. A pessoa de carrinho de supermercado tentou passar à minha frente, mas uma cara de fúria acompanhada de um dedo a apontar para a proibição dos ditos carrinhos no elevador foram suficientes para a demover. Entrei. A meio da descida lembrei-me que tinha deixado a prenda para trás e, chegando ao -1, acabei por ficar no elevador. Nesse andar estava uma outra mãe de carrinho e ar desesperado que me perguntou se eu arranjava espaço para ela.
Disse-lhe que obviamente que sim e ela lá entrou. 

No caminho para cima contou-me que estava há 15 minutos a tentar subir, mas que apanhava elevadores cheios de pessoas que, não só não saíram, como lhe diziam que já vinham de um andar inferior e que tinham prioridade. La lhe perguntei se não as expulsava do elevador e ela riu-se, até perceber que eu o fazia. Aí ainda se riu mais.
Chegamos ao piso 0 e saímos as duas.

Lá apanho os sacos (ENORMES) e sigo de volta para o elevador. Apanho o primeiro sem grande dificuldade mas, entre sacos e carrinho, ocupei o espaço quase todo e eis que uma mulher dos seus 40/50 anos, munida de dois saquinhos da Primark, pergunta se lhe arranjo espaço.
Ok, lá me entalo ela entra.
Ainda as portas não tinham fechado e começa o seguinte diálogo:

Pessoa: Isto é inadmissível não é?
Diana: O quê?
P: Só haver dois elevadores! Estou há mais de 5 minutos à espera!
D: Eu não acho. Até porque os elevadores são exclusivos, logo nem a senhora aqui devia estar. Se as pessoas não fossem selvagens e cumprissem, quem realmente precisava de andar neles não teria qualquer problema.
P: Ah! Mas de qualquer das maneiras só há dois elevadores!
D: E chega perfeitamente. A senhora só esperou porque quis enquanto que eu, cada vez que a senhora e outros tantos que não precisam de aqui estar, tenho de esperar uma eternidade pois não tenho mesmo alternativa. Era andar 5 metros para o lado e descer as escadas. Ainda por cima são automáticas, nem precisa de mexer as perninhas.

E saí. 
Será que a consegui evangelizar?...

Sem comentários:

Enviar um comentário