quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Vão visitar um recém nascido a casa? Leiam primeiro isto

Já se leu por aí milhentos blogs e páginas com dicas fofinhas para as primeiras visitas em casa ao recém nascido. Muitas delas são interessantes e cheias de sentimento. Acho que ficou a faltar a versão prática e sem corações nos olhos.

Pois aqui segue a versão que eu julgo ser a mais real:

1- por mais que tenham falado antes do parto e de a Mãe dizer que acha óóóóóptimo ter visitas em casa mal volte do hospital perguntem novamente depois de o bebé nascer. Se notarem alguma hesitação no convite não apareçam. Deixem passar mais algum tempo e depois voltem a perguntar.

2- eu sei, é muito giro ver o bebé mal ele nasça, mas há toda uma vida para o ver. E a Mãe vai estar, pelo menos, 4 meses em casa. Sejam originais. Não apareçam nos primeiros dias, quando toda a gente quer aparecer e os pais estão de rastos, e apareçam dois ou três meses depois, quando as pessoas parece que já se esqueceram que o bebé nasceu.

3- se vão visitar nos primeiros tempos e querem ajudar, não se ofereçam para ficar com o bebé para a Mãe ter tempo para cozinhar/arrumar. Cheguem-se à frente e ofereçam-se para dar um jeito à casa, levem comida já feita ou mantimentos básicos. Isso sim, é apreciado. 

4- não fumem antes/durante a visita. Por mais que lavem as mãos ou comam pastilhas o cheiro a tabaco não desaparece e o recém nascido não precisa de começar logo a vida como fumador passivo.

5- se os pais pedirem para lavar/desinfectar as mãos, façam-no sem comentar ou mandar piadinhas. Os pais não o fazem por achar que vocês são porcos ou andaram com as mãos em sítios dúbios (quer dizer, às vezes...), mas sim por quererem proteger o filho recém nascido. 

6- não peguem no bebé se os pais não vos perguntarem primeiro se o querem fazer. Há pais que não se sentem confortáveis com colos alheios nos primeiros tempos e há que respeitar. 

7- cada vez que o bebé fizer alguma coisa (chorar, ter soluços, dormir, não dormir) não emitam uma opinião sobre qual será a origem do comportamento ("Está com fome!!" "Está cansado!" "Tem cólicas!!"). Se por cada opinião não solicitada os pais recebessem 1€ ficavam ricos antes de acabar a licença de maternidade. Não contribuam para esta causa.

8- é normal quererem oferecer uma prenda, mas antes de gastarem dinheiro perguntem se alguma coisa faz falta, incluído fraldas ou algum artigo para a higiene do bebé. Muitas vezes um pacote de fraldas vale por dez vestidos bonitos.

9- se a Mãe se retirar para dar de mamar, por amor de Deus, não a sigam! Se ela se retirou foi porque quis privacidade nesse momento. Respeitem.

10- não façam sala. Por educação os pais nunca vos irão expulsar de casa, mas estão cansados e precisam de aproveitar os momentos em que o bebé dorme para organizar as coisas ou dormir, coisa que não poderão fazer com visitas em casa. 

11-  finalmente, aquilo se deveria fazer sempre e muitas vezes fica esquecido: elogiar. Um simples "Que bem que este bebé está, estão a fazer um óptimo trabalho" pode fazer maravilhas a um casal que está cansado e, muitas vezes, inseguro. 


Sem comentários:

Enviar um comentário