quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A primeira noite

Desde que a Madalena nasceu pusemos a meta dos 6 meses para a passar para o quarto dela. Supostamente seria uma boa altura, pois não iria ainda notar a transição, fazendo com que esta fosse mais pacífica.
Isto é tudo muito bonito até ter começado a aproximar-se a data.
Nestas últimas semanas comecei a desviar a conversa sempre que o assunto aí ía parar. Fui-me "esquecendo" que ela estava quase com 6 meses e tentando que assim passassem mais umas semanas...
Até que a minha pequena gigante me trocou as voltas. Nos dias que antecederam os 6 meses deixou de caber na alcofa. 
Os primeiros dias anda foram de negação, e acabei por passá-la para a nossa cama onde ficava a dormir a noite toda (logo eu, que sempre disse que NUNCA o faria...) até que deixou de ser solução.
Quando vi que não dava ainda tentei a medida desesperada seguinte: tentar por a cama de grades no nosso quarto (Miguel, quando leres isto não me batas), mas o raio da cama não passou pelas portas...

Rendi-me. 
Chegou a hora. 
La foi para a cama dela.
Passei o dia todo nervosa (que parvoíce, se há um ano ouvisse alguém a dizer isto já lhe teria posto um selo de louca na testa) e acabei por decidir que ia dormir no quarto com ela.

Foi um terror. 
Acordou imensas vezes, muitas só a querer colo. 
Não dormiu ela e não dormi eu.
Segundo dia: fotocópia do primeiro.
"Ah e coiso, isso era porque estavas lá com ela" - até podia ser verdade, mas o primeiro sono dela (até eu me ir deitar) já era lá e eu tinha de lá ir de 15 em 15 minutos porque estava constantemente a acordar.

Ora então tomei uma decisão executiva: volta para o nosso quarto até nos esquecermos deste episódio e mais tarde tentaremos de novo.
Se é didático? Se calhar não.
Se resultou para nós? Claro que sim. A última noite (já passada de volta na origem) correu mil vezes melhor.


Mães que amamentam, elucidem-me, como e quando passaram os vossos filhos para o quarto deles? 

7 comentários:

  1. Dianinha, a Mary Ri dormiu sempre comigo até eu deixar de ter leite... isso foi aos 11 meses!!! Quando a coloquei na caminha dela estranhou um pouco, mas habituou-se rápido. Ao princípio a caminha dela estava no nosso quarto (tinha uma casa enorme lololol), quando a passámos para um quartinho só dela já foi super tranquilo! Amiga, não há fórmulas secretas... cada filhote tem as suas manhas :-) faz o que o TEU coração mandar. Beijocas e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Até tremo só de pensar nesse dia! Os 6 meses aproximam-se, mas o meu filho ainda acorda muitas vezes de noite :(

    Miss Sardas

    ResponderEliminar
  3. A minha Nô começou a dormir sozinha aos 4 meses. Não estranhou e correu muito bem. Tem actualmente 8 meses e meio. Bem sei que muita gente achará precoce demais, mas ela ficava mais agitada connosco por perto.

    ResponderEliminar
  4. A minha Nô começou a dormir sozinha aos 4 meses. Não estranhou e correu muito bem. Tem actualmente 8 meses e meio. Bem sei que muita gente achará precoce demais, mas ela ficava mais agitada connosco por perto.

    ResponderEliminar
  5. Exatamente por ainda amamentar, continua connosco. E estamos neste momento com 14meses! Eles têm tempo de ir pro quarto deles quando for a altura certa. Para mim, n vale a pena andar sem dormir! Se resulta, assim se mantêm.

    ResponderEliminar
  6. O meu menino foi para o quarto dele aos 12 meses (e amamentei até aos 14) e até foi uma transição tranquila.... mas, por vezes, fica na nossa cama e eu adoroooo :)

    http://avidatres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já fez 1 ano e a meio da noite desisto e meto-a na nossa cama!

    ResponderEliminar