segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Chegou a minha vez

Chegou a minha vez.
Sexta-feira regresso ao trabalho (falarei disso depois que agora não me apetece). A semana anterior e esta têm sido de habituação à creche e às novas rotinas. Creche essa na qual, para conseguir vaga, tivemos que passar uma noite em Fevereiro.

Como é que se deixa um bebé de 5meses a alguém que pouco conhecemos?
Como, num país que defende a amamentação exclusiva até aos 6meses, só há licenças de 4 e 5 meses?
Como se acha isto normal e bom? Bom para quem?

Tirando isso as coisas têm estado a correr bem. A Matilde sorri e abana os bracinhos quando vê as educadoras e isso enche-me o coração. Será um mês de alguma ginástica uma vez que é minha intenção manter a amamentação exclusiva até aos 6meses. Duas gavetas da arca cheias de leite materno que venho a tirar com calma desde os 3meses, bomba de leite, mil sacos e saquinhos serão os meus aliados nos próximos tempos. Enquanto conseguir. Se não conseguir segue-se em frente para o plano sopas sem nenhum problema ou stress nisso.

Como foi a vossa experiência em manter amamentação exclusiva e iniciar o trabalho???

Custa mais que tudo deixá-la mas, tudo passa quando vejo aquele sorriso de gengivas na hora de a ir buscar.
Enquanto isso fico aqui, a contar minutos e segundos para ti, meu amor pequenino.

5 comentários:

  1. Há a licença parental alargada, nós optámos, com sacrifícios, mas penso que tomámos a melhor decisão. Financeiramnete é difícil optar por ela (nos 3 meses extra que a mãe pode usufruir, só recebe 25% do vencimento, uma ridicularia num país com 3 auto estradas Lisboa - Porto.).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não me posso dar a esse luxo... Acho que se gasta tanto dinheiro em taaaaanta coisa e em subsídios disto e daquilo para se falhar no essencial...

      Eliminar
    2. Ah! E em relação à amamentação, o meu rapaz já vai com 15 meses e ainda mama. Lógico que o facto de ter ficado com a mãe até aos 12 meses (sopas começou aos 5) influencia e muito, mas desde Setembro já está na creche e mama de manhã, ao fim da tarde quando o vamos buscar e à noite. E continua a haver leite para dar e vender :D

      Eliminar
    3. Espero que corra tudo bem... :) Como queria fazer exclusivo ate aos 6m tenho é que andar sempre com os saquinhos de leite para todo o lado!

      Eliminar
  2. Olá por aqui a minha Matilde esta a caminho dos 4 meses e só leitinho materno. Também acho um disparate aconselham o aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses e depois temos que ir trabalhar antes. .... enfim. Mas optei também por colocar a licença parental alargada. Vai me compensar uma vez que tenho que pagar creche. Sempre poupo esse valor. Tudo a correr bem. Beijinhos

    ResponderEliminar