sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fomos jantar fora

Ontem o Miguel saía cedo, e como já há algum tempo não fazíamos programa nocturno a três fomos jantar fora.
Cheguei a casa com a Madalena, dei-lhe logo banho e foi já de pijama disfarçado para o restaurante, assim se adormecesse seguia directa para a cama.
O Miguel liga a dizer que está a chegar, nós estamos quase prontas, encontramo- nos os 3 na rua e lá vamos.
Tudo indicava que ia ser uma noite maravilhosa.

Fomos a um restaurante onde costumamos ir com regularidade. Pequeno, perto de casa, comida boa e ambiente familiar.
Perfeito.
Entramos e devido à hora (ainda nem eram 8...) só havia mais uma mesa ocupada. 
Escolhemos uma mesa no fundo, resguardada, e lá fomos.
Tudo impecável.

Escolhemos o que queríamos comer e nessa fase a Madalena começa a ficar impaciente no ovo...os brinquedos não eram suficientes para a entreter e ela começa a dar sinal de querer sair. Não havia cadeiras para crianças no restaurante, por isso vem para o meu colo.

Não sei se já vos contei, mas a Madalena está na fase em que tudo é para agarrar e, no segundo seguinte, meter à boca.
Ora, para evitar desgraças, toca a afastar tudo de perto de mim.
Lá ficamos na palhaçada com ela até chegar a minha comida. Camarão. 
Ia precisar dos 2 talheres para o descascar, logo toca de passar a Madalena para o pai.
Óptimo. Ela ficou encantada.
Começo a tentar descascar os camarões e são daqueles com a pele bem fininha, o que torna a operação bem mais prolongada.

Enquanto tudo isto se processava, na mesa atrás da nossa sentou-se uma família de 3 - avó, mãe muito grávida e neto com uns 3 anos. 
Assim que se sentam a avó pede a password do "ai fai". Para quê? Para por um iPhone aos BERROS à frente da criança de forma a que esta coma a sopa. 
Ok. Não criticamos. Já aprendemos a não dizer "desta água não beberei". Continuamos.

Eu a tentar descascar os camarões e a ficar cada vez mais irritada e o Miguel a passear a Madalena, até que chega a comida dele.
O que fazer? Ora, pô-la no ovo. Óbvio.
Lá vai ela.
Qual é o nosso espanto quando vemos que ela até fica bem.
Dou-lhe a girafa Sophie para as mãos e começamos os dois a comer.

Entretanto na mesa de trás chega a comida. Carne. E a mãe começa a partir a carne em pedaços para o filho. Tudo normal. Ou se calhar não.
A mãe, completamente insensível à ruídos (só pode), esfaqueava o prato violentamente, imitando aquele ruído espectacular de unhas a arranhar um quadro de ardósia. 
Eu sou extremamente sensível a essa frequência e começo-me a contorcer. Felizmente o meu marido é músico e tinha uns tampões no bolso. Lá ponho os tampões nos ouvidos e continuamos a refeição.
Estou eu na minha paz auditiva quando noto que o Miguel está a esbracejar na minha direcção. Olho para ele e tento perceber o que diz:
"A cara da Madalena? Hein?"
Olho para ela e não está vermelha, está roxa de tanta força que está a fazer para nos presentear com um pouco de si.

Tiro os tampões. 
Ouço o Miguel perguntar : 
"Tens aí o saco dela?"
Pois claro que não, estava no carro. Tinha 3 brinquedos, uma chucha e uma fralda de pano atiradas para dentro da minha mala, mais nada
Nesta fase eu ainda estava a meio dos camarões e o Miguel já quase no final do seu prato.

Ora então resumindo, nesta fase tínhamos:

Miguel a jantar sozinho, com uma mulher momentaneamente surda.
Madalena a lançar um cheiro nauseabundo.
Mulher atrás de nós a esfaquear violentamente um prato com música infantil aos berros como pano de fundo.

E eis que o Miguel solta a frase da noite:
"Pois é, já me lembrei porque é que tínhamos deixado de fazer isto..."

Olhámos um para o outro e rimo-nos. Rimo-nos muito. Até percebermos que íamos mesmo ter de ir embora.
Camarões para uma caixa, Madalena ao colo (para não espalmar ainda mais o belo presente) e conta paga a correr no balcão.

Ainda tivemos direito a mudança SOS de fralda no carro, com o Miguel quase a vomitar com o cheiro (ainda não conhecia o cheiro da fase sopa com carne) e eu perdida de riso.

E lá voltámos para casa, uma hora depois de termos saído, meio derrotados mas sempre divertidos.

Valha-nos o bom humor...

3 comentários:

  1. Espera até a Madalena for um pouquinho mais velha... não há cadeira nem ovo que vos safem!!! Boa tentativa ;)

    ResponderEliminar
  2. Ahahah! Muito bom! Por cá é igual :)

    http://avidatres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Se quiseres colocar no repertório, por aqui temos o Pintainho Amarelinho versão em português completo, mas agora come a sopa toda enquanto vê a Turminha Paraíso completo :P

    ResponderEliminar