quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A temível letra B

Não, não é bolçar nem baba (que por estes lados escorre em abundância).
É B de Berçário.
Eu já sabia que eventualmente teria de deixar a minha filha, que a licença ia passar a voar, mas acho que estive em negação.
Antes de engravidar nunca pensei ficar assim. Julgava que ia chegar ao final da licença a pedir para trabalhar, já que sempre trabalhei imenso e adoro aquilo que faço (quantas pessoas se podem dar ao luxo de dizer o mesmo?). Mas não.
Dou por mim a acordar todos os dias e a choramingar enquanto a faço a contagem regressiva dos dias que faltam. Olho para ela e choramingo. Quando faz birras eu choramingo. Quando ela ri, eu choramingo. 

Aproveitei a licença ao máximo. Fizemos imensas coisas e não houve um momento em que ela não fosse o foco total da minha atenção. 
Sei que ela vai ficar bem entregue, sei que a educadora e a auxiliar são uns amores e, ainda por cima, no início do ano são pouquíssimos bebés lá na sala. Sei tudo isso. Mas acabo sempre por pensar nas mesmas coisas:
Será que ela vai ter saudades minhas?
Será que a vão conseguir consolar quando chora?
Será que a vão fazer rir?
Será que a vão saber acalmar quando tem um pesadelo?
Será que lhe vão cantar as músicas que a fazem sorrir?
Será que vai haver colo, que ela tanto gosta?

Já ouvi N teorias. Amigas que já passaram por isto tentam consolar-me com os clássicos:

Vais ver que te vai fazer bem!
Vais ter tempo para ti.
Vais ter mais cabeça para ela ao final do dia.
Vais conseguir comer durante o dia sem a teres pendurada no braço.
Ela vai ficar bem.

Eu tento-me focar na última: "Ela vai ficar bem", porque se ela estiver bem eu também vou estar.

Até lá vou continuando a rotina diária de beijinhos intermináveis e colo intensivo, esperando que ela perceba que, mesmo sem conseguir estar com ela todo o dia, continua a ser o pedaço mais importante da minha vida.

Madalena, a mãe gosta muito muito muito de ti.


4 comentários:

  1. oooohh esse sentimento nao é bom! Mas faz bem! Coragem, se a deixares feliz ela fica bem. Custa-nos mais a nos essa separação mesmo se gostarmos muitos daquilo que fazemos! Ela sente o teu estado de espirito por isso nada de choramingos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fomos e correu bem!
      Eu em prantos, ela super curiosa com um bebé que estava a chorar.
      Esteve lindamente e eu fiquei muito mais sossegada!

      Eliminar
  2. Aaaaai!
    Estou tão igual!
    Com 8meses e uns trocos o Francisco começa o colégio 3a feira... É a tempo parcial e tal mas sei tão bem o que sentes!! vamos lá ver...
    Depois contém como correu 😊

    ResponderEliminar