quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Os bebés e os amigos

Quando um bebé nasce a dinâmica familiar muda. Um casal que antes se movimentava ao sabor da vontade passa a ter rotinas e horários a cumprir. As horas de maior calor no Verão são para ser vividas em modo de reclusão, assim como dias muito frios, com muito vento e/ou chuva.

Invariavelmente o tempo que temos para os amigos muda e isso não tem de ser uma coisa má.
Posso dizer que durante a minha gravidez me senti muito acarinhada pelas minhas amigas. Queriam saber como eu estava, como a Madalena estava, se me sentia bem, se queria passear, estava sempre acompanhada. Mas isto não se passou com todas.

Com isto consegui perceber que a gravidez e nascimento de um bebé são fases cruciais. Há amigos de sempre que pura e simplesmente desaparecem e outros que se calhar antes não eram tão próximos que acabam por ocupar o vazio deixado pelos primeiros. 

Tenho amigas que moram longe e, não podendo estar connosco tantas vezes quantas queriam, enviam mensagens, whatsapps, telefonam, querem ver fotografias e assim conseguem acompanhar o crescimento da nossa bebé.
Há outras que não dão sinais de vida.

Não consigo levar a mal. Só quem tem filhos sabe o quanto tudo muda e o quão importantes eles são para nós e, apesar de a nossa vida nunca mais voltar a ser a mesma, a dos outros continua como antigamente.

E assim acabamos por criar um círculo protector de pessoas que sabemos que se importam com ela e estarão lá quando faz falta (ou não), e isso é tão bom!

Muito obrigada a todos os meus amigos que estão neste grupo. Sinto-me muito feliz por vos ter na nossa vida ❤️






Sem comentários:

Enviar um comentário