sábado, 22 de agosto de 2015

Que idade tem o teu bebé? Ahhh...342 meses? Tá bem


Sempre fui bastante distraída em relação a datas. Não, não estou a falar de aniversários ou datas queridas. Estou a falar de localização temporal.
Quando muda o ano demoro mais de 3 meses até atinar com o novo. Se tenho de escrever uma data ou, durante uma semana, me perguntarem que dia é (seja o dia da semana ou o número do dia) tenho de parar para pensar.

Quando engravidei tornei-me a fiscal das semanas. De início fez-me confusão a divisão do tempo em semanas, até porque as semanas não têm bem uma correlação directa com os meses, mas como as consultas eram de 4 em 4 e as minhas até eram contabilizadas à Segunda-feira a coisa fazia algum sentido. Para além disso não existe uma data certa para o dia em que a pessoa engravidou, mesmo os "one hit wonders" não sabem exactamente o dia da fecundação, por isso até me fez sentido as semanas.

Entretanto a Madalena nasceu. Passou a haver um dia, O dia.
Até fazer 6 semanas contei-as, porque supostamente essa data marca o final do puerpério e de uma série de restrições. A partir daí comecei a contar os meses. Simples certo?

Não. Até à data (4 meses e picos) apanho quem me fale da idade dos filhos em semanas:
"Ah que fofinho! Que idade tem?"
"21 semanas"
Hmmmm...OK. Tá bem.
Pode ser que quando chegue ao ano de idade a coisa mude,

Não, não muda.
A partir daí, a criança de um ano começa a acumular meses.

"Que gira! Que idade tem?"
"32 meses!"

"(Hmmmn. Ok. Cada ano tem 12, logo ainda não chegou aos 3 que será aos 36...) Ah! Tem quase 3 anos!"
"Sim, 32 meses"

Já falei com as adeptas desta prática. Já percebi que há etapas de desenvolvimento que batem com certos meses. Tudo bem. Já ouvi muitas dizerem-me que farei exactamente o mesmo (se acontecer virei aqui ao confessionário, juro) mas continuo sem perceber.

Mais que não seja, podiam facilitar a vida ao pessoal. Não há uma dessas em que não tenha de parar para fazer contas e a minha resposta invariavelmente é a mesma:

"17 meses? Ah! 1 ano e meio né?"
"38 meses? Possa que trabalheira, 3 anos e pouco certo?"
"47 meses? Ainda tem cabeça para contar meses? Corajosa! Oraaaaa...quase 4 anos!"

Sejam fofinhas mães dos meses, facilitem a vida a despassaradas como eu. A gerência agradece!

(Aproveito para mandar um mega beijinho a duas bebés muito muito queridas que nesta semana fazem 1 ano! Vá, a estas eu ainda tolero que digam 12 meses... Sofia e Constança, um beijinho muito muito grande!!)

1 comentário:

  1. Diana não está sozinha! Como tu sabes tenho 3 filhotes e a partir de um ano de idade nunca mais falei em meses. Portanto tb me faz confusão o dizerem tem 34, 120 meses! LOLL Beijoca grande

    ResponderEliminar