segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Música para que te quero

Eu adoro música. Desde pequena.
Adoro ouvir, adoro dançar mas, essencialmente, adoro cantar.
Aliás, até foi a cantar que conheci o meu marido.
Sou filha única e sempre tive muito pouco contacto com bebés logo, quando a Madalena nasceu, não sabia bem como entreter um bebé e acabei por optar por aquilo que me era mais natural : cantar.
Cantava sempre. Para ela adormecer, quando acordava, quando brincávamos, enquanto cozinhava, quando estávamos as duas no carro e, até ao dia de hoje, assim continuamos.

Devo ter inventado umas 100 músicas todas com o nome dela pelo meio para além do top 10 que, com o tempo, comecei a cantar mais por perceber que são músicas que ela gosta.

Noutro dia estávamos as duas num dos muitos momentos musicais do dia (quando falo com ela e em vez de ser em conversa normal sai em canção) e o meu marido apareceu. Viu aquela cena e perguntou:


"Oh Diana, tens noção que qualquer dia a miúda julga que vive num musical?"

Para mal dos pecados dele a Madalena acaba por reagir às músicas que canto, e estas acabam sempre por espelhar aquilo que gosto de ouvir e/ou de cantar.

Nos primeiros dias de berçário e, depois de a educadora dizer que ela choramingava muito de manhã por sentir a minha falta (era ela e eu), pediram-me para levar um CD com músicas que lhe cantasse, mas cantadas por mim. 
Por sorte, o meu marido tem um estúdio de gravação e eu acabo por ser cobaia de algum equipamento que ele compra.

Parte gira : quando estava grávida de cerca de 6 meses, ele pediu para eu lá ir cantar uma música para poder testar uma coisa qualquer (não me peçam para dizer que coisa era, que provavelmente digo asneira) e acabei por cantar isto:





Resultado: Esta acabou por ficar uma das "nossas" músicas.
Punha a tocar quando estava grávida e ela mexia-se imenso. Quando nasceu comecei a cantar-lhe sempre que a via mais irritada e ela acalmava. Mais para a frente, quando a ouvia, começava imediatamente a sorrir. Hoje em dia faz parte de um lote de 5/6 músicas que sei que a fazem não só acalmar quando se irrita, mas também sorrir e sentir-se reconfortada quando estamos na brincadeira ou perto da hora de dormir. Acabou também por ser a música que tocam no berçário e que ajudou a que ela se acalmasse e sentisse que tinha ali um bocadinho da Mãe perto dela.

Agora vou gravar mais umas 2/3 músicas para juntar a esta e diversificar a escolha. Os outros miúdos, coitados, é que já não me devem poder ouvir...







2 comentários:

  1. olha que bem... por aqui só resulta o pintainho amarelinho, mas os meus dotes musicais ainda estão por apurar :/

    ResponderEliminar