segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O que nunca dizer a uma grávida

Para muitas mulheres a gravidez é uma altura maravilhosa. Para mim foi.
Saber que temos a crescer dentro de nós o nosso filho dá à mulher um misto de orgulho e felicidade tão especiais que só quem passa por ela percebe.

É claro que há sempre os desmancha prazeres. Aquelas aves negras que se alimentam da infelicidade alheia e não aguentam ver uma pessoa bem. Ou então as pessoas que não têm mesmo a mínima noção.

Vou deixar um top das que ainda me lembro. Façam favor de completar depois com as que se lembrarem!

1- "Está grávida de quanto tempo? Ahhhhh, mas que barriga tão grande/pequena!!"

A barriga da grávida NUNCA tem o tamanho certo. Não existe uma alma caridosa que não ache que deveria ter outro tamanho.

2- "Andas enjoada/sem dormir não é? Pois, nota-se..."

Criaturas. A sério. Calem-se. Deixem a grávida estar sossegada e se comentarem sobre a aparência física da mesma utilizem apenas esta expressão: "Estás óptima!!". 

3- "Vais ter a criança onde? Eishhhh...conheço uma que teve aí o filho e aquilo correu muita mal!"

Epa. Ninguém quer saber de histórias de terror. Não é por estarem a contar o que quer que seja que a criança vai nascer noutro lado e não se esqueçam que todos os sítios têm histórias maravilhosas e histórias horrorosas. Foquem-se na partilha das primeiras e deixem as histórias dantescas para quando forem vocês.

4- "Epaaaa! Está quase?? Vai-se acabar o teu sossego!! Aproveita!! Nunca mais vai ser o mesmo!"

A sério? Eu sempre pensei que ter um filho não mudava nada a vida. Que era só mandá-lo para a cama logo recém nascido e ele ia sem se queixar.
Por favor! É claro que se dorme menos e as coisas mudam, mas é uma mudança tão fantástica e incrível que me faz confusão quem quer fazer disto um filme de terror...

5- "É menino não é? Com essa barriga só pode!!"

Não parece ser nada de muito chato à primeira vista. Mas ao fim da centésima pessoa a tentar adivinhar o sexo da criança (vá lá que só há duas opções, assim 50% das pessoas ficam felizes e acham que são as rainhas da perspicácia) já não há paciência. Perguntem. É tão mais simples.

6 - "Ahhh...devias estar a comer isso?.."

A resposta imediata deveria ser "Não, mas ainda não tenho grande vínculo aqui com o parasita por isso não me importo!". As grávidas são bombardeadas com informação sobre o que devem/podem comer e nem todos os obstetras dão as mesma restrições. Se está a comer é porque pode. Ponto.

7- "Quanto é que já engordaste??"

Preciso mesmo de explicar o porquê de esta pergunta ser inadequada?...

8- "Está quase a nascer? Possa, espero que corra bem, tive uma amiga que pariu agora e a criança foi puxada por uma perna, ela teve de ser cortada de frente até atrás e depois os pontos infectaram e ela quase que morria"

A não ser que queiram contar histórias de partos que correram lindamente e sem ocorrências, NÃO PARTILHEM HISTÓRIAS DE TERROR. É uma estupidez este hábito...

9- "Foi planeado?"

Não percebo em que é que isto altera o facto de a mulher estar grávida e ir ter o filho daqui a x meses. Dá vontade de largar um "Não, de todo. Nem sei quem é o pai" e seguir caminho...

1 comentário:

  1. O que me ri... e sim identifico-me com muitas...e ainda acrescento "Meter a mão na barriga..." ODIAVA... cheguei a ter 4 mãozinhas na minha barriga...ninguém merece!!!

    ResponderEliminar